Notícias
1

Primeiro aeroporto executivo do Brasil entra em operação em São Roque

O São Paulo Catarina Aeroporto Executivo, localizado no km 60 da Rodovia Castello Branco, em São Roque, foi inaugurado nesta segunda-feira (16). O novo ponto pousos e decolagens faz parte de um empreendimento urbanístico integrado ao shopping Catarina Fashion Outlet e pelo Catarina Corporate Center em uma área total de 7 milhões de metros quadrados.

A autorização para a operação do aeroporto, concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), tem validade de 10 anos e pode ser renovada e está amparada pelo Decreto n° 7.871, de 21 de dezembro de 2012, que permite a delegação da exploração de aeródromos civis públicos por meio de autorização.

A estrutura para jatos de grande porte permite ao aeroporto receber voos sem escalas de cidades como Nova York, Londres ou Paris. Além disso, a torre do novo aeroporto terá capacidade para a realização de aproximação de aeronaves por instrumentos de precisão.

O aeroporto terá capacidade para receber 200 mil pousos e decolagens por ano, incluindo jatos executivos intercontinentais de grande porte, como os modelos G650 e G550 da Gulfstream, Global 6000 da Bombardier ou os modelos Falcon 8X e Falcon 2000 da Dassault Falcon Aircraft.

A pista para receber aeronaves como as da Gulfstream, Bombardier e Dassault mede 2.470 metros de extensão por 45 metros de largura. Os hangares medem 50 mil metros quadrados.

Atualmente, 172 aeroportos internacionais são conectados com a viação comercial brasileira. Já a aviação executiva faz a conexão com 399 aeroportos no mundo.

Hoje, o Brasil conta com 7.800 jatos em operação e 600 aeronaves comerciais.

O novo aeroporto executivo é maior que os aeroportos comerciais de Porto Alegre e Florianópolis. 

O aeroporto também dispõe de heliponto para uso de clientes e está a 14 minutos de voo da Capital.


Fonte: Giro SA