Notícias
19/02/2021

Com sistema on-line, Barueri abre empresas em até cinco dias

Neste ano, a cidade anotou 478 novas inscrições com plataforma própria. Há 35.473 contribuintes ativos

A capital paulista adotou o Serviço Balcão Único, plataforma de iniciativa do Ministério da Economia que possibilita a abertura de empresas de forma virtual (www.vreredesim.sp.gov.br). Barueri também tem plataforma que agiliza os trâmites para quem quer ter empresa na cidade.

Na capital, o sistema on-line permite abrir uma empresa em alguns minutos e sem a necessidade de passar pelas etapas tradicionais, por meio de um formulário eletrônico único que coleta os dados para o funcionamento da empresa. 

Por enquanto, o sistema está funcionando apenas na cidade de São Paulo, ou seja, somente empresas da localidade podem utilizá-lo. Negócios do Rio de Janeiro serão os próximos beneficiados. O Ministério da Economia quer expandir o serviço para todo o país.

O sistema facilitado encontrado em Barueri permitiu que, até o dia 2 de fevereiro, 478 novas inscrições fossem feitas. Há 35.473 contribuintes ativos, de acordo com a gestão. A maior parte encontra-se sediada em Alphaville, 11.427; ou seja, 32% do total. Em 2020, foram abertas 5.157 inscrições.

Na cidade, o primeiro passo para o processo da abertura de empresas é acessar o portal da Prefeitura em Secretarias – Indústria, Comércio e Trabalho – Via Rápido Empresa, onde será direcionado para o Portal da REDESIM, e lá deverá fazer o "Login" ou através do certificado digital para acessar o módulo de Viabilidade (Consulta para verificar se no local ou endereço pretendido poderá abrir a empresa, ou seja, se não há nenhum impedimento legal, por causa da Lei de Uso e Ocupação de Solo). 

Caso seja aprovado, o interessado poderá continuar com o procedimento de abertura, sendo em um único lugar, então, obterá o Certificado de Licença Integrado – CLI, da Prefeitura, Receita Federal (CNPJ), Jucesp, Corpo de Bombeiros, Cetesb e a Fazenda Estadual, caso tenha atividade de indústria ou comércio. Em média, a abertura acontece em até cinco dias, se não houver problemas com os outros órgãos (Bombeiros, Cetesb e demais).

Após obter o CLI, então, acessará novamente o Portal da Prefeitura de Barueri (portal.barueri.sp.gov.br), no módulo Empresa e informar os demais dados. Com esse cadastro o contribuinte poderá emitir a Nota Fiscal Eletrônica, emitir guias de pagamentos e fazer parcelamentos de dívidas, entre outros. 


Fonte: Folha de Alphaville