Notícias
19/07/2018

Brincando nas férias com o Demutran

Imagine, bem no meio da semana, o bulevar central cheio de crianças! Essa é a ideia, usar a brincadeira para educar a criança no trânsito. É o projeto Brincando nas Férias com o Demutran. “Com esse evento, além de orientar as crianças que são os multiplicadores do futuro, nós orientamos os pais quanto às infrações que podem levar a casos sérios de acidentes e até a morte. O nosso objetivo é educar sempre para preservar vidas” explicou o agente de trânsito Marcelo Pascoal.

Em meio às brincadeiras, as crianças pedalam em uma pista que remete ao trânsito e aprendem parar no semáforo vermelho e a hora certa de virar à direita, por exemplo. Tem também um espaço especial para as crianças colorirem o semáforo. Mas, o ponto alto no roteiro de atividades é, sem dúvida, o momento em que as crianças entram na viatura e acionam a sirene. O sorriso é garantido!

Além de toda a parte educativa, o projeto Brincando nas Férias com o Demutran apresenta os agentes como amigos das crianças, o que facilita o aprendizado pela confiança, o que foi um diferencial para a secretária Vanja Patrícia Silva, que passeava com a sobrinha pelo bulevar. “Muitas crianças, como a minha sobrinha, têm medo de chegar perto dos guardas. E hoje não! Ela até entrou na viatura. Esse movimento é muito bacana, de incentivo e educação no trânsito para crianças e também para os adultos”, concluiu.

Inteiramente gratuita, a atividade é de quarta-feira a sexta (das 10 às 16h) e vai até semana que vem.

A ação de férias é apenas uma parte do trabalho que o Núcleo de Educação no Trânsito (NET) do Demutran vem realizando nas escolas da cidade. Somente no primeiro semestre, mais de 7 mil alunos passaram pela atividade. Espera-se que pelo bulevar, passem no mínimo 500 novas crianças.

Fonte: Portal Barueri