Notícias
07/01/2019

Estrada dos Romeiros prossegue com interdições parciais para reparos

Local passa por obras após surgimento de cratera devido à temporal do dia 1/1. Inmet diz que chuvas devem ocorrer a a partir do fim da tarde de hoje, além do sábado (5) e domingo (6)

A Estrada dos Romeiros, principal via de acesso à cidade de Santana de Parnaíba, continua com interdições parciais na manhã desta sexta-feira (4), para obras de recuperação. De acordo com a administração municipal, os bloqueios acontecem quando o local apresenta menor fluxo de veículos.

A estrada precisou passar por intervenções após uma cratera ter sido aberta no local, próximo à entrada da Barragem Edgard de Souza, na terça-feira (1/1), durante um forte temporal que atingiu o município. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em apenas três horas, choveu na cidade 172 milímetros de água, mais da metade da média que é esperada para todo o mês.

Na ocasião, a Prefeitura de Santana de Parnaíba decretou situação de emergência. A Defesa Civil foi acionada e equipes do município iniciaram por volta das 6h de quarta-feira (2/1) obras de reparo no local, que é gerido pelo Departamento de Estradas de Rodagem- DER. A cratera foi tampada e por volta das 6h30 de quinta-feira (3), o tráfego de veículos estava liberado no local.

Além da Estrada dos Romeiros, outros pontos da cidade foram gravemente afetados por enchentes e alagamentos, como a Estrada Bela Vista, que dá acesso para Alphaville; Avenida Tenente Marques, nos pontos próximos ao Vencedor e ao bairro Vila Poupança; Rua Lua, e os bairros Cidade São Pedro e 120.

O Fundo Social de Solidariedade do de Santana de Parnaíba está arrecadando doações para ajudar as famílias que foram atingidas pelo temporal e que tiveram os seus bens destruídos. Para doar, basta entrar em contato pelo telefone 4622-7050 ou procurar a entidade na Rua Santa Cruz, 155 - Centro ou o Bazar de Solidariedade, na Estrada do Romeiros, 40.


Previsão

A previsão para essa sexta-feira (4) é de que chova em Santana de Parnaíba a partir do fim da tarde, com uma média de 20 e 30 mm, de acordo com o Inmet. No final de semana, as precipitações poderão acontecer em qualquer horário do dia.  Estima-se que chova 35 mm no sábado (5) e 15 mm no domingo (6).

A Defesa Civil de Parnaíba está orientando os moradores a ter atenção a quaisquer sinais de perigo, como trincas rachaduras e estalos nas residências (principalmente nas áreas de risco). Em caso de temporais, a recomendação é procurar um abrigo seguro, informar as autoridades de segurança ao detectar anormalidades, evite trafegar em áreas e pontos de alagamento. O telefone do órgão é 4154-2166 ou 199.


Fonte: Folha de Alphaville