Notícias
28/01/2019

Em 10 anos, Barueri e Parnaíba dobraram frota de veículos

Na década, população aumentou 19% nas duas cidades. A reportagem levantou os dados dos municípios na onda do “Ten Years Challenge”, desafio que virou febre nas redes sociais

Nas últimas semanas, as barras de rolagem do Facebook, Twitter e do Instagram foram tomadas por um novo desafio: o Ten Years Challenge. Na atividade, usuários publicam uma foto sua de antes e depois, com 10 anos de diferença, para mostrarem as transições que passaram com o tempo.

Seguindo a tendência das redes sociais, a Folha de Alphaville resolveu também fazer um comparativo e apontou o que mudou nas cidades de Barueri e Santana de Parnaíba entre os anos de 2009 e 2019. Nos últimos dez anos, o número de habitantes teve um aumento considerável nos municípios, em vias da desaceleração no crescimento populacional observada no país nos últimos anos. 

Barueri tinha 240.749 pessoas em 2009 e passou para 271.306 neste ano, alta de 12,6%, de acordo com projeções de estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Em Santana de Parnaíba, o crescimento populacional foi maior, uma diferença de 25,4% entre os períodos. Em 2009, a cidade tinha 108.813 habitantes e neste ano, a projeção é de que tenha 136.517, também conforme dados do IBGE. Na média, as duas cidades cresceram 19%.

Em relação à frota de veículos, o número mais que dobrou nos dois municípios nos últimos dez anos. Barueri tinha cerca de 105.621 automóveis em 2009 e, atualmente, tem 175.059, apresentando um aumento de 65,7%, conforme dados colhidos junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Em Parnaíba, o aumento foi de 76,8% nos períodos listados, passando de 46.680 para 82.564 veículos.

Comparando os indicadores criminais, as cidades apresentaram melhoras na área da segurança. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) apontam que o número de homicídios nas duas cidades reduziu aproximadamente 50% entre janeiro e novembro de 2009, até o mesmo período do ano passado, diminuindo de 28 casos para 14.

As ocorrências de roubo de veículo também apresentaram uma queda de quase 30%, passando de 246 para 174. O número de furtos em geral diminuiu 23,6%, passando de 2.933 casos, para 2.239, somando as duas cidades juntas.Na área da educação, as cidades também anotaram importantes avanços nos anos.

Em 2009, Barueri e Santana de Parnaíba tiveram médias 5,9 e 5,2, respectivamente, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), medido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que avalia a qualidade do ensino público de todas as escolas do país anualmente. Já no último resultado no indicador, Barueri teve média 6,5 e Parnaíba 6,6. 


Cidades inteligentes

Atentas as mudanças globais, as administrações das cidades investiram fortemente no conceito de “Cidade Inteligente”. Em Santana de Parnaíba, a Prefeitura fez a instalação de mais de 300 km de fibra óptica, que resultou na redução de R$ 2 milhões para R$ 500 mil nas contas de telefonia e internet, devido ao aumento da velocidade na troca das informações.

O município também investiu na inserção de lâmpadas de LED na cidade, que até o final do ano deve estar presente em todas as vias. Há ainda as iniciativas do Sistema Detecta, Ouvidoria Digital, Plataforma de Idiomas, entre outras atividades no ramo digital.

Em Barueri, as ações em tecnologia foram reconhecidas pelo ranking Smart Cities, que elencou o município como o 19º mais inteligente do país. Atualmente, moradores têm à disposição diversas praças com conexão Wi-Fi disponíveis, um sistema de câmerasde monitoramento transmitidas em tempo real, o APP Barueri, um canal de comunicação entre a população e a Ouvidoria, entre outras ações. 


Fonte: Folha de Alphaville