Notícias
01/04/2019

Campanha nacional de vacinação contra gripe começa em 15 de abril

Ministério da Saúde prevê realização do Dia de D imunização em 5 de maio em todo o país

Começa no dia 15 do próximo mês, a primeira fase da campanha nacional de imunização contra gripe, orquestrada pelo Ministério da Saúde. A mobilização, que neste ano teve a antecipação de 15 dias, em relação à média dos anos anteriores, deve se estender até o dia 31 de maio.

As doses das vacinas serão disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Em Barueri e Santana de Parnaíba, entre os dias 15 e 19 de abril, serão imunizadas as pessoas do Grupo 1, composto por gestantes e crianças com até 5 anos, 11 meses e 29 dias.

A partir do dia 22, serão vacinados os demais grupos de risco para a doença, que têm como público-alvo idosos, pessoas com doenças crônicas (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer e outras), profissionais da educação pública e privada e saúde, população indígena e trabalhadores do sistema prisional. 

De acordo com diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, a ameaça da gripe pandêmica está sempre presente. “O risco contínuo de um novo vírus da influenza transmitindo de animais para humanos e potencialmente causando uma pandemia é real. A questão não é se teremos outra pandemia, mas quando. Precisamos estar vigilantes e preparados – o custo de um grande surto de gripe superará em muito o preço da prevenção”, explica. 

Seguindo os preceitos da OMS, o Governo Federal estima vacinar mais de 60 milhões de pessoas inseridas do grupo de risco. Para atingir a meta, será realizado um dia D de vacinação, previsto para 5 de maio, em todo o país. 


Dia D

Na ocasião, as UBS de todas as cidades funcionarão entre às 8h e 17h, para imunizar os moradores. Em Barueri e Santana de Parnaíba acontecerá ainda ações em postos volantes, conforme informou as administrações municipais. 

Alguns dos lugares que devem receber a ação são: o Condomínio Morada dos Pinheiros, em Aldeia da Serra, Cristal Park 2 e 4, o Refúgio dos Bandeirantes, Germano, Sítio do Rosário, Chácara Solar e Rua da Fartura, o Solar Ville Garaude Ltda, a Universidade Paulista – Unip e o Residencial Morada dos Pássaros.


Notificações

De acordo com a gestão de Parnaíba, o município não registrou óbito devido ao vírus Influenza no ano passado. Como a gripe não é uma doença de notificação compulsória, registra-se a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - hospitalizado, que pode ser ocasionada por diversos vírus, entre eles, o vírus da Influenza.

Em 2018, a cidade teve 34 notificações de SRAG-hospitalizado, sendo 9 ocasionadas pelo vírus da Influenza. Já em Barueri, houve 5 casos confirmados, sendo que destes 1 caso foi a óbito.


Fonte: Folha de Alphaville